Amazon lançou nesta terça-feira (10), no Brasil, o Prime, seu serviço de assinatura de produtos de entretenimento e compras, que tem mais de 100 milhões de clientes em 18 países. As informações são da Reuters.
Com frete gratuito ilimitado para todo o país e prazo de entrega máximo de 48 horas em mais de 90 municípios, o maior portal de comércio eletrônico do mundo também lança mão de um cardápio de mais de 500 mil produtos e oferta de livros digitais e revistas grátis para enfrentar rivais locais estabelecidos, que incluem Netflix, Magazine Luiza e Mercado Livre.
Além do frete grátis, o pacote de R$ 9,90 por mês ou de R$ 89,00 por ano inclui produtos do Prime Vídeo, com milhares de filmes e seriados; o Prime Music, com um catálogo de mais de dois milhões de músicas; o Prime Reading, que inclui revistas da editora Abril e centenas de livros digitais; e o Twitch Prime, de games.
Catálogo menor
Embora o catálogo represente uma pequena fração das dezenas de milhões de itens do serviço nos Estados Unidos e em outros países onde já opera há mais tempo, o lançamento no Brasil representa o maior lançamento inicial do Amazon Prime desde sua criação, em 2005.
A iniciativa desponta como o movimento mais incisivo da gigante norte-americana desde que chegou ao país em 2012, inicialmente com a venda de livros e, nos últimos dois anos, ampliando gradualmente a plataforma para venda de eletrônicos, roupas e itens esportivos.
A oferta de frete grátis e entrega em até dois dias em 90 cidades revela uma aposta agressiva da Amazon em um mercado onde, diferente de países como Alemanha e Reino Unido, Índia e Japão, deve enfrentar concorrência acirrada de rivais estabelecidos.
Período de especulações
E o anúncio da estreia do Prime acontece na esteira de um prolongado período de especulações sobre quando e com que força a varejista passaria a operar no Brasil, especialmente após ter iniciado em janeiro as vendas diretas de 11 categorias de produtos a partir do seu centro de distribuição em Cajamar (SP).
“Fomos tão rápidos quanto possível e tão devagar quanto necessário”, disse à Reuters o vice-presidente internacional de Amazon Prime da companhia, Jamil Ghani.
Profissionais vinham apontando a infraestrutura logística e aspectos tributários locais como alguns dos maiores desafios que a Amazon teve que superar antes de deslanchar uma oferta mais completa de produtos e serviços no Brasil.
Na expectativa da ofensiva da Amazon, rivais locais como Magazine Luiza, B2W, Via Varejo e até o Mercado Livre têm ampliado investimentos em tecnologia e logística para fazer ofertas de prazos cada vez mais reduzidos de entregas.
O presidente da Amazon no Brasil, Alex Szapiro, minimizou o foco na concorrência, preferindo enfatizar a atenção da companhia em desenvolver um pacote adequado à demanda dos consumidores locais. “Nosso foco é o cliente, o Brasil tem 210 milhões de pessoas e acho que todos eles podem ser nossos clientes”.
Ações de e-commerce recuam forte na B3
Ações de varejistas com forte presença no comércio eletrônico recuavam forte na bolsa paulista nesta terça-feira, após a Amazon anunciar a chegada ao Brasil do Prime. Por volta de 10:30, B2W cedia 4,6%, Via Varejo perdia 4,4% e Magazine Luiza recuava 3,7%, liderando as perdas do Ibovespa, que cedia 0,05%, segundo a Reuters.
Mesmo em estágio inicial, analistas do BTG Pactual avaliaram que este é mais um movimento de expansão do negócio da Amazon no Brasil e que pode pressionar os papéis da B2W e Magazine Luiza no curto prazo, conforme nota enviada pela corretora do BTG a clientes nesta terça-feira.
Apesar disso, e de reconhecer o movimento e a força global da Amazon, a equipe do BTG ressaltou que varejistas locais vêm investindo em aumento de tráfego e sortimento em suas plataformas, além de um melhor nível de serviço, “os quais são, em nossa visão, três pilares fundamentais para se ter sucesso no e-commerce brasileiro e que fazem com que estejam mais bem preparados para a consolidação do mercado local.”
A equipe da XP Investimentos afirmou ver o movimento da Amazon como mais um passo importante para a estruturação da sua operação de varejo online no Brasil, mas destacou que o serviço Prime ainda é restrito com relação ao número de produtos ofertados e quantidade de cidades com entrega em dois dias.
“Dessa forma, não vemos grandes mudanças no cenário competitivo online com esse anúncio, mas reconhecemos que o lançamento do Prime reforça o posicionamento e estratégia da Amazon para o Brasil’, afirmaram em nota enviada a clientes, afirmando esperar esperamos volatilidade nas ações das empresas de comércio eletrônico.