O marketing consiste em um processo social para se atender as necessidades e desejos das pessoas por meio do desenvolvimento, da oferta e da negociação de produtos e serviços.

Automação de marketing consiste no uso da tecnologia digital para coletar e trocar informações com interessados em seu produtos e serviços (estes são os chamados ‘Leads’), com os objetivos de analisar e planejar; atrair; gerar leads (contatos); relacionar-se com eles e fazer vendas.

Automação de marketing: o que é e o que você precisa para começar

Criação de conteúdo

Seu público-alvo usa a internet quando busca informações e quer resolver algum problema. Neste momento, digita palavras-chave nos mecanismos de busca onde eles encontram determinados sites. Com o objetivo de atrair esse público, as empresas criam artigos/matérias em blogs abordando exatamente esses assuntos utilizados nas buscas, de forma relevante e útil para as pessoas.

Alguns conteúdos também podem ser criados para mídias sociais, como Facebook, YouTube, Instagram etc., com o mesmo objetivo.

Leads

Quando esse público um destes sites, os posts de um blog, este post deve conter um link para um conteúdo extra, mais profundo, o qual chamamos de “material rico”. Em troca desse material, o site solicita as pessoas que deixem seu e-mail de contato. Leads são pessoas interessadas em se relacionar com sua empresa e que deixaram dados de contato em algum ponto em seu site para receberem outras informações relevantes sobre a sua, produtos ou serviços.

Material Rico

O mais comum deles é o e-book (uma publicação em formato PDF), mas podem ser infográficos, pesquisas de mercado, uma lista de dicas, tutoriais, planilhas prontas, vídeos, acesso a webinars, entre outros. De forma geral, são conteúdos mais profundos sobre um determinado assunto que interessa ao lead.

Este é apenas um trecho do material completo disponível em nosso e-book sobre Automação de Marketing. Para receber o conteúdo completo no seu e-mail, preencha o formulário abaixo e boa leitura!