O Google Shopping lançou em junho uma nova ferramenta para os lojistas que anunciam em sua plataforma. Ainda em fase de testes, o Showcase é um instrumento complementar às demais funcionalidades do Google Shopping. Além disso, funciona de maneira semelhante em diversos aspectos: sua função é mostrar ao usuário o melhor resultado de busca e compra para o usuário.

A principal diferença do novo formato é a quantidade de detalhes adicionados à busca e à descrição do produto. Dessa forma, enquanto o Google Shopping é mais direcionado e mostra ao usuário produtos mais específicos, o Showcase destina-se para as buscas mais gerais.

Um exemplo prático: o Shopping mostrará as opções de produtos como “hidratante facil marca x” e o Showcase mostrará qualquer produto correspondente à “hidratante facial”. Isso sem que o usuário especifique qual produto gostaria de comprar.

O que muda para o lojista?

A principal mudança para quem anuncia os produtos no Google é a categorização do produto. Rodrigo Paoletti, Head de formato e performance do Google, explica que para usar a funcionalidade, é preciso adicionar algumas informações à mais ao realizar o cadastro e incluir os produtos na função Showcase.

O novo formato, cuja proposta é mostrar mais opções e promoções mais relevantes ao consumidor é interessante para o lojista pelo alcance do Google no cotidiano dos usuários. De acordo com uma pesquisa da Ipsos, realizada em março de 2019, 67% dos brasileiros usam o buscador antes de realizar uma compra.


Monetização

Assim como o Google Shopping, o Showcase é uma ferramenta paga, que gera retorno através do clique e conversão. Por enquanto, não está disponível para visualização de todos os usuários, mas faz parte de um plano do Google de tornar a experiência de compra mais visual.

Paoletti explica que em países em que o Showcase está disponível há mais tempo é possível acompanhar uma melhora na experiência dos consumidores na e conversões dos anunciantes.